quinta-feira, 29 de março de 2012

Há algum tempo eu li - O Gênio do Crime

Continuando na linha "recordar é viver" como disse a Déh, vamos a outro livro infantil que li há muito tempo atrás... mas que é MARAVILHOSO!!
Sim, eu li o melhor livro infantil-policial, onde até Sherlock aparece, onde há uma perseguição ao contrário da qual vou me lembrar para sempre...que me faz rir só de lembrar de uma das turmas mais malucas e inteligente do Brasil!!

Confesso que não li a série toda, mas acho que se seguir o mesmo ritmo é uma das melhores do gênero.

Hoje na coluna que voltamos ao passado vou apresentá-los:

O Gênio do Crime

Ano - 1969
Autor - João Carlos Marinho
Editora - Global
Páginas - 149
Nota - 

Quando o Seu Tomé, dono da Fábrica, lançou a promoção para completar o albúm de figurinhas de futebol as crianças todas se animaram e começaram a comprar e trocar as figurinhas, afinal os prêmios eram muito bons!!
Mas as figurinhas dificeisl, fabricadas em menor quantidade, começaram a aparecer clandestinamente e muitas crianças conseguiram completar o albúm. Agora Seu Tomé não tem como pagar todos os prêmios e as crianças se revoltam tanto que quase quebram a fábrica.
Mas Pituca, Bolachão e seus amigos aceitam o desafio de descobrir os criminosos, e partem na aventura mais animada e engraçada da "turma do Gordo".
Agora eles terão que se unir à menina Berenice e ao detetive britânico que fuma cachimbo mais famoso do mundo e desvendar quem está  por detrás desse golpe.

Gente esse livro é maravilhoso, imaginem só que já tem mais de 40 anos e ainda é sucesso, já vendeu não sei quantos milhões e etc...

Para quem não conhece indico muito, tem uma doçura infantil, um humor perfeito, dosado com muita investigação e inteligência. A turma do Gordo é muito comédia, e o Gordo inteligente absurdo.



Para mim uma das melhores idéias da literatura policial/mistério:

"Cada um dava uma explicação. Bolacha só escutava, comendo suas torradas. Passou geléia na torrada quentinha e ia comer quando de repente largou a torrada e gritou:
 - Pera aí ! Tem uma idéia dançando na minha cabeça e parece boa. Ela vai volta e não consigo pegar. 
Ele começou a andar até perto do trem elétrico e voltava. Todos estavam sem saber o que fazer. Achavam que ele estava em transe. Ele pedia silêncio para poder pegar a idéia quando ela chegasse. Foram muitas tentativas. Cada amigo dava uma explicação, e era uma pior que a outra. Pituca dizia que ele era metido, para ter idéia precisava tanto carnaval ?
- Peguei ! - grita o gordo. Vamos seguir o cambista ao avesso. Todos ficaram assustados e pediram para explicar melhor. A idéia se resumia em esperar o cambista mais cedo e ver de onde ele vinha, no outro dia a mesma coisa até ver de onde ele saia, e depois do horário em que ele chegava em casa até o largo para saber onde era a sua casa e a fábrica clandestina.Todos gritaram abraçando o Bolacha e dizendo ser a melhor idéia que já tinham ouvido. Ele era o Gênio do crime ao avesso."

Fica a dica para vcs!

Abraços e boas leituras 

Gabi

terça-feira, 27 de março de 2012

A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan

Olás!
Finalmente,. na semana passada, consegui terminar o livro A Pirâmide Vermelha, não por falta de vontade ou por defeitos, mas por falta de tempo mesmo.
Como já esperava Rick Riordan me surpreende novamente e nos insere em um novo mundo mitólogico, e dessa vez é tão real que ainda penso se as narrações não são realidade!!
Vamos à ele:

A Pirâmide Vermelha


Original - The Red Pyramid
Autor - Rick Riordan
Páginas - 445
Editora - Intrínseca
Nota -  1234

Carter e Sadie Kane vivem separados desde a morte da mãe. Sadie é criada em Londres pelos avôs e Carter viaja o mundo como o pai, o Dr.Julius Kane, um famoso egiptologista. Levados pelo pai ao Bristish Museum, os irmãos descobrem que os deuses do Egito estão despertando. Para piorar, Set, o deus mais cruel, tem vigiado os Kane. A fim de detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada em busca que revelará a verdade sobre sua família e sua ligação com uma ordem secreta do tempo dos faraós

Carter e Sadie são 2 irmãos que foram criados separados após a morte da mãe. Carter mora com o pai que é Egiptólogo, eles viajam pelo mundo e nunca carregam mais que uma mala. Sadie é rebelde e mora com os avós maternos em Londres. No Natal, o pai dos meninos promete que fará tudo ficar bem outra vez e em um dos 2 encontros anuais com Sadie ele leva os filhos ao British Museum onde de uma forma mágica explode a Pedra de Roseta, um famoso item Egício que está no museu de Londres.
Mas, ao explodir a pedra o pai dos meninos libera 5 deuses inesperadamente, entre eles o deus Set, que o aprisiona e promete destruir a América do Norte em menos de uma semana.
A partir daí as crianças são levadas para um mundo que nunca imaginaram e descobrem que fazem parte da Casa da Vida, um grupo de mágicos egípcios que descende dos faraós do Antigo Egito e que são as crianças mais poderosas que nasceram em séculos.
Agora Carter e Sadie terão que se livrar de seus problemas particulares, bem como de seus medos e descobrirem um no outro o poder que sua mãe um dia previu.
Lutando contra a própria Casa da Vida, que condena a comunhão com os deuses antigos e correndo contra o tempo e contando com a ajuda da deusa gata Bastet e do babuíno Khufu, eles partem em uma incrível e mágica jornada rumo à salvação do mundo e a de sua família.
 
O livro é narrado por Sadie e Carter, dois capítulos para cada um e é uma narrativa fabulosa.
Já li algumas críticas negativas sobre esse livro, sobre a forma com que Rick abordou a mitologia Egipícia e não concordo. Acho que essa é a praia do cara, ele entende desses universos, os conhece e sabe como poucos transmitir esses conhecimentos, é como se estivessemos em uma aula, sem nem percebermos.
Percy Jackson é um marco por ser pioneiro em sua forma e narração, mas Pirâmide Vermelha não perde para seu antecessor em questão estória, fatos ou personagens.
A pesquisa é mais uma vez extensa e a criação do mundo mágico Egipício é impecável, cada detalhe, cada objeto, templo é narrado com riqueza de detalhes.
Eu me apaixonei pelo livro e pelos personagens. A relação de Carter e Sadie é muito engraçada. No começo mal se conhecem, e apesar das brigas e das enormes diferenças eles se protegem e se entendem quase telepaticamente.
Fiquei tão empolgada que já comecei a continuação: O trono de Fogo, segundo volume da saga.
Nota 4,5 porque apesar de tudo não gostei do final, sem deixar spoilers, mas estou cansada de heróis que sofrem tanto...
Indico sim, para fãs de Riordan, de aventura, de mitologia e de juvenis.


Abraços a todos
Gabi

sexta-feira, 16 de março de 2012

Para o mocinho das minhas estórias!!

Eu me encanto com facilidade,
outro dia era o Matthew, ele tem um barco e nos encontramos no Caribe, me fez seu Amuleto
Amei também o Gerry, antes que ele se fosse. Eram tantos P.S I Love you que me rendi...
com Solarin foi diferente, era mais misterioso, e O Jogo mais perigoso, mas claro, não deixou de ser divertido decifrar o Enigma do Oito com ele...

Hale com sua juventude e audácia; me fez uma Ladra de Elite
Harry Potter com tanta mágica e coragem;
Jeff com carinho e inteligência,  roubou meu coração como Se não Houvesse Amanhã..
Gideon todo cavalheiro, com as tradições irlandesas me levou à Três Destinos...

E foram muitos outros que me fizeram suspirar, David todo certinho e filho do presidente me mostrou como ser uma Garota Americana, Tommy decidido e atlético me deixou Pegando Fogo e Michael, ahhh o Michael me fez sentir uma Princesa Apaixonada

Mas existe um que divide comigo a realidade, que me trata com imenso amor, que me aguenta quando fico doida.
Esse é simples e engraçado, apaixonado por Animes, por comida boa, por amigos leais...
Me fez viciada em comida japonesa, me apoia nas maluquices e cuida da minha pequena com amor e paixão.
À Esse heroí da minha vida, o meu muito Obrigada, por me escolher e lutar por mim, por ser parceiro e amigo, por ser amor, pessoa, lindo... por ser tanto em tão pouco que eu consigo retribuir...

Lindo muito obrigada por tudo, mesmo!!!
Te amo sempre!!

Bjos e mais bjos
Gabi

terça-feira, 13 de março de 2012

O Amuleto - Nora Roberts

Olá à todos (as)!!!

Hoje trago para vocês mais um livro da "fábrica de sonhos" como vi em um site de literatura Nora Roberts.
Achei o nome muito propício, porque honestamente a mulher é uma fábrica de livros maravilhosos, que nos encantam e quase hipnotisam.

Li esse livro nos momentos de ócio produtivo, em ebook que uma amiga de uma amiga me deu já algum tempo!! (Um bjao para Martinha e para Michele, que me deu um CD Mágico com inúmeros Livros!!)
Vamos à ele:

O Amuleto


Autora :Nora Roberts
Editora: BERTRAND
Páginas: 630
Edição: 2005
Nota: ****

"Enquanto as águas transparentes do Caribe se turvam em meio a ilusões sombrias e perigos ocultos, a assustadora verdade vai aos poucos se tornando ameaçadoramente límpida... Apesar das diferenças, os Beaumont e os Lassiter sabem que a soma de suas habilidades e experiências é a chave para que possam localizar a Maldição de Angelique. Há, no entanto, algumas coisas que Matthew se recusa a partilhar - incluindo a verdade sobre o mistério que envolve a morte de seu pai. Por enquanto, Tate e Matthew são parceiros relutantes - até que o perigo e o desejo comecem a vir à tona..."
 
Tate Beaumont era uma jovem de 20 anos quando "brincando" de caça ao tesouro com os pais conheceu Matthew Lassiter e seu tio, ele na época com 24 anos e muita experiência no ramo.
Tate se encantou e naquele verão, quando os Lassiter e os Beaumont se uniram para escavar o Margarida, um navio naufragado nas águas do Caribe, ela entregou seu coração para Matthew. 
Mas a sorte dos Lassiter está intimamente ligada com um velho amuleto que levou à morte o pai de Matthew, conhecido como a Maldição de Angelique, o colar de Rubi e contorno de Diamantes carrega consigo uma maldição, lançado por uma bruxa instantes antes de sua injusta morte, e essa maldição sempre leva os Lassiter para um caminho tortuoso e sofrível.
Como uma cientista que é Tate não acredita nessa história e busca apenas a felicidade no amor e a realização profissional através da presevação de antigos e perdidos tesouros do mar.
Mas quando o verão chegava ao fim e os sonhos estavam prestes a se realizarem um acidente com Buck, tio de Matthew e novo melhor amigo de Ray, pai de Tate, acaba levando a equipe Lassiter-Beaumont a ruína, como se o castelo encantado fosse todo de areia e por trás da ruína a velha raposa que é Silas Van Dicke...

Depois de 08 anos, e depois de ter seu coração em frangalhos Tate se tornou uma bem sucedida arqueóloga marinha, tal como Matthew sabia que ela seria.
E após descobrir que todos os seus passos foram guiados pelo homem que acabou com seu Navio há oito anos atrás Tate volta para casa, e encontra seus pais prontos para uma nova aventura com os antigos parceiros, Lassiters.
Agora Tate terá que trabalhar em busca do colar amaldiçoado dia a dia com Matthew, e lidar com a antiga tensão que os  dois possuem...
Mas esse não é o único problema, Van Dicke, o insano perseguidor do colar rastreia cada braçada que eles dão, e Tate e Matthew vão descobrir que as Àguas Caribenhas ainda guardam muitas recompensas, e perigos maiores ainda.
E caberá a Matthew escolher entre a Vingança pela morte do pai e o futuro que pode construir com Tate.

Ja tinha um tempo que não lia um romance, principalmente um Nora Roberts, aí que delícia.
Quem consegue resistir aos heroís de Nora?! Estou profundamente apaixonada por Matthew, com tanto carinho e amor escondidos.

O Livro é um encanto, cheio de humor e reviravoltas, com aquele mistério que só Nora Roberts sabe fazer.
Tate com sua família amorosa e sólida, enquanto Matthew com uma vida de lutas e perdas, tentam encontrar o amor que perderam além do tesouro imenso perdido há tempos no navio Isabella, que naufragou junto com o Margarida....

A Capa é linda e justamente como imaginei o cenário paradisiaco em que se passa a história.
Indico muito!!Para amantes de Romance e de reencontros.

"- A vida é uma questão de timing, Tate"
 O Amuleto - pág. 394 (Ray para Tate Beaumont)
Abraços e lindos sonhos!
Gabi

sexta-feira, 9 de março de 2012

Resposta de alguém que entende

 OI gente!!
Aí como estão?!!
Esse post é de agradecimento à minha louca sis.

Quando escrevi o post Desabafo, aqui no blog, foi mesmo um Desabafo...As vezes fico tão pilhada com meus 3 turnos de "trabalho", que surto.
Não é fácil, isso não é segredo, e eu mesma não o sou.
Mas foi um texto desprentensioso..

Foi por isso que fiquei muito surpresa qd recebi essa linda e emocionante demonstração de aceitação e apoio por parte da pessoa que mais se parece e se difere de mim, minha irmã. Como já disse ela escreve, e fez essa Carta que ficou maravilhosa...
Olhem um trecho:

"E por que eu estou contando essa história a você querida?
O que essa história tem a ver com você?
Preciso que você tenha uma coisa que deveria não apenas ser a última a morrer, mas, que nunca deveria morrer.
Preciso que você SEJA essa coisa.
Talvez você não tenha um bebê. Talvez você não conheça uma Mãe assim, ou não seja uma Mãe assim.
Talvez você seja o bebê, ou o padeiro que alimenta uma pequena comunidade.
Essa não é uma história qualquer sobre esperança.
Acredite, se fez você se sentir diferente, então NÃO é, apenas uma narração ridícula numa Carta estúpida querida. Estou tentando te passar uma mensagem meu amor, será que você não entendeu?

Eu preciso que você TENHA uma coisa.
Preciso que você SEJA uma coisa.
Por que o mundo muda todos os dias. A cada minuto é uma oportunidade de iniciar a mudança.
Pode dar certo, ou pode dar errado.
Mas eu preciso que você sinta isso.
Por que aquela não era uma Mãe qualquer.
Ela tinha esperança.
Para você essa talvez seja uma história ridícula sobre tudo, e sobre nada.
Mas sabe, é muito mais.
É uma história sobre uma mãe única, que tinha esperança, e tinha amor.
Talvez você esteja pensando que essa é uma história qualquer, sobre tudo e sobre nada.
Uma história qualquer sobre um bebê, e uma mãe.
Sobre livros e esperança.
Sobre conflitos e caráter.
Sobre alguém que mudou o mundo ou não.
Mas sabe, é muito mais.
Por que o mundo é muito mais.
A vida é muito mais.
Você.
Você é muito mais querida.
Você é muito, muito, muito mais."

Quem me conhece sabe que sou uma das pessoas que mais chora no mundo... imaginem só quando li a Carta 14...
Tinha que agradecer pessoalmente, então Cá, muito obrigada pelo seu amor imenso, de uma forma ímpar como você mesma é, pelo entendimento incálculavel que tem do que ocorre ao redor, mesmo que a sua mente esteja em Nárnia ou em Hogwarts, ou em Éter....

Se quiserem lê-la inteira, e eu aconselho que o façam entrem aqui e vejam por si mesmos.

Abraços e uma ótima quinta!!
XoXo