terça-feira, 27 de março de 2012

A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan

Olás!
Finalmente,. na semana passada, consegui terminar o livro A Pirâmide Vermelha, não por falta de vontade ou por defeitos, mas por falta de tempo mesmo.
Como já esperava Rick Riordan me surpreende novamente e nos insere em um novo mundo mitólogico, e dessa vez é tão real que ainda penso se as narrações não são realidade!!
Vamos à ele:

A Pirâmide Vermelha


Original - The Red Pyramid
Autor - Rick Riordan
Páginas - 445
Editora - Intrínseca
Nota -  1234

Carter e Sadie Kane vivem separados desde a morte da mãe. Sadie é criada em Londres pelos avôs e Carter viaja o mundo como o pai, o Dr.Julius Kane, um famoso egiptologista. Levados pelo pai ao Bristish Museum, os irmãos descobrem que os deuses do Egito estão despertando. Para piorar, Set, o deus mais cruel, tem vigiado os Kane. A fim de detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada em busca que revelará a verdade sobre sua família e sua ligação com uma ordem secreta do tempo dos faraós

Carter e Sadie são 2 irmãos que foram criados separados após a morte da mãe. Carter mora com o pai que é Egiptólogo, eles viajam pelo mundo e nunca carregam mais que uma mala. Sadie é rebelde e mora com os avós maternos em Londres. No Natal, o pai dos meninos promete que fará tudo ficar bem outra vez e em um dos 2 encontros anuais com Sadie ele leva os filhos ao British Museum onde de uma forma mágica explode a Pedra de Roseta, um famoso item Egício que está no museu de Londres.
Mas, ao explodir a pedra o pai dos meninos libera 5 deuses inesperadamente, entre eles o deus Set, que o aprisiona e promete destruir a América do Norte em menos de uma semana.
A partir daí as crianças são levadas para um mundo que nunca imaginaram e descobrem que fazem parte da Casa da Vida, um grupo de mágicos egípcios que descende dos faraós do Antigo Egito e que são as crianças mais poderosas que nasceram em séculos.
Agora Carter e Sadie terão que se livrar de seus problemas particulares, bem como de seus medos e descobrirem um no outro o poder que sua mãe um dia previu.
Lutando contra a própria Casa da Vida, que condena a comunhão com os deuses antigos e correndo contra o tempo e contando com a ajuda da deusa gata Bastet e do babuíno Khufu, eles partem em uma incrível e mágica jornada rumo à salvação do mundo e a de sua família.
 
O livro é narrado por Sadie e Carter, dois capítulos para cada um e é uma narrativa fabulosa.
Já li algumas críticas negativas sobre esse livro, sobre a forma com que Rick abordou a mitologia Egipícia e não concordo. Acho que essa é a praia do cara, ele entende desses universos, os conhece e sabe como poucos transmitir esses conhecimentos, é como se estivessemos em uma aula, sem nem percebermos.
Percy Jackson é um marco por ser pioneiro em sua forma e narração, mas Pirâmide Vermelha não perde para seu antecessor em questão estória, fatos ou personagens.
A pesquisa é mais uma vez extensa e a criação do mundo mágico Egipício é impecável, cada detalhe, cada objeto, templo é narrado com riqueza de detalhes.
Eu me apaixonei pelo livro e pelos personagens. A relação de Carter e Sadie é muito engraçada. No começo mal se conhecem, e apesar das brigas e das enormes diferenças eles se protegem e se entendem quase telepaticamente.
Fiquei tão empolgada que já comecei a continuação: O trono de Fogo, segundo volume da saga.
Nota 4,5 porque apesar de tudo não gostei do final, sem deixar spoilers, mas estou cansada de heróis que sofrem tanto...
Indico sim, para fãs de Riordan, de aventura, de mitologia e de juvenis.


Abraços a todos
Gabi

4 comentários:

  1. Oooi, Gabi!

    Seus livros chegaram! *--* OBRIGADA! Vou ver se começo a ler Ladrões de Elite já hoje!

    Confesso que não sou muito fã dessas coisas de mitologia, por isso esse livro da sua resenha não me chamou muito a atenção '-' Além do mais, se eu for querer comprar todos os livros sobre os quais leio resenhas, minha lista nunca vai ter fim! D:

    Obrigada mais uma vez pelos livros, flor! Até o fim do mês que vem juro que estarei devolvendo-os, ok?

    Beijos, sweetheart! :)

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei a capa desse livro linda, mas não conhecia a estória. Agora que conheci, fiquei com um pouco de curiosidade. Nada de urgência, sabe? HAUHA. (Ainda bem porque minha listinha está grnade, hehe).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabi!
    O Rick manda super bem, né? Ainda não terminei de ler Percy Jackson, mas assim que acabar vou passar para Piramide Vermelha. Esse livro deve ser uma delícia.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Okay, agora o livro parece interessante XD

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, conto sempre com a sua participação!