quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Quarto

Olás pessoas que ainda passam por aqui...
Ah tempos eu não posto uma resenha, e nada melhor que voltar à ativa com esse que provavelmente será um dos melhores e mais lindos livros que lerei durante toda a minha vida.
Profundo não? Mas é exatamente isso que é o livro: Profundo

Conheci esse livro na lista de mais lidos da Revista Veja, que vez ou outra eu dou uma espiada para saber sobre as novidades.
Também foi assim que conheci Para Sempre Alice, que resenhei aqui, e que tb gosto demais. Sugiro à vocÊs passarem pela listagem da Veja vez ou outra, na maioria das vezes despontam os "livros do momento", como foi com HP, Percy Jackson, Guerra dos Tronos e agora Jogos Vorazes, mas as vezes aparecem alguns livros que você nunca tinha ouvido falar e que é o máximo.

Quarto

Livro: Quarto
Autora: Emma Donoghue
Editora: Verus
Ano: 2011
Páginas: 349
Nota: 12345

"Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.
O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar
.
 "

Na orelha do livro tem os comentários de outros autores e de jornais importantes nos E.U.A, um deles para mim descreve perfeitamente o que é o livro:
"quando ele termina, você ergue os olhos: o mundo parece o mesmo, mas, de algum modo, você está diferente, e essa sensação persiste por dias" - Audrey Niffeneger

Jack é um esperto menino que acaba de fazer 5 anos. Agora ele se sente maduro e mais inteligente, e começa a questionar as verdades de seu mundo.
O mundo de Jack é um quarto onde ele vive com a Mãe, ele nunca viu o " lá fora", além do que vê pela TV. Para Jack o Quarto é TODO o mundo, e do lado de fora só tem o Espaço Sideral, de dia ele brinca, come, lava roupas, caminha e desenha no quarto, à noite a Mãe o fecha no guarda-roupa, para mantê-lo longe das vistas do Velho Nick que vem visitá-la e de manhã ele está novamente na cama com ela.
Mas para a Mãe após sete anos de prisão, no auge de seus 26 anos, o desespero chega ao limite, e o medo de que algo aconteça a Jack supera o medo de que algo aconteça à ela mesma. Sair é a única forma de sobreviver, mas talvez ela não esteja preparada para o "lá fora", tanto quanto Jack também não está.
  
 Quarto fala sobre o mal, em sua essência básica, e sobre como o amor pode superá-lo, em sua essência mais básica ainda, a de uma mãe por seu filho e de um filho por uma mãe.

"- A Vovó disse que tem mais dele.
- O quê?
- Pessoas como ele, no mundo.
- Ah - disse a Mãe.
- É verdade?
- Sim. Mas o segredo é que há muito mais gente no meio.
- Onde?
A Mãe ficou olhando pela janela, mas não sei pra quê.
- Em algum lugar entre o bom e o mau - ela disse. - Pedacinhos dos dois, grudados um no outro."

O livro é todo narrado por Jack, na visão de Jack, e por isso traz uma certa inocência e doçura, quando na verdade o que está ocorrendo é um horror, mas o amor e cuidado da Mãe por ele são tão grandes que anulam o medo e a visão nefasta que ele possa ter da realidade, para Jack é normal viver no Quarto.
Eu não chorei muito, mas li sem parar, em uma sentada, até de madrugada, é viciante, angustiante, é engraçado e triste. Mas tem alegria e amor, e muita inteligência.
Não vou contar spoilers. Estou tentando me livrar desse lado negro.. srsrs
E não tenho mais como expressar o sentimento que tenho por esse livro, SuperIndico para ele.
Quem tiver oportunidade de conhecê-lo espero que desfrute, porque nos faz refletir sobre nós mesmos, sobre como encaramos tantas situações ruins e principalmente sobre como encaramos as outras pessoas que nos cercam.

Abraços e um bom restinho de semana

Keep dreaming

Gabi


6 comentários:

  1. Oi Gabi!
    A história desse livro parece ser chocante! Mas gostaria de ler como a mãe passava uma certa naturalidade ao menino, nessa situação tão horrível.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabi!
    Eu sou louca pra ler esse livro, sabia? Acho que vou chorar desesperadamente a cada página.rs É difícil fazer resenha de um livro assim pq qualquer coisa mencionada pode se tornar um spoiler, mas vc se saiu super bem! =D
    Vê se não some mais. ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gabii, eu não conhecia esse livro. Parece ser realmente lindo...
    Quando você falou sobre a inocência e doçura, apesar do horror do lado de fora, me lembrou na hora de "O menino do pijama listrado".

    Chorei horrores com esse.
    Alguém morre nesse daí? rsrsrsr

    bjoos!!
    ^^

    ResponderExcluir
  4. Oii, Gabi!

    Concordo com a Carol, esse livro me lembrou O Menino do Pijama Listrado! Se O Quarto for tão triste quanto este (eu praticamente quase chorei no final do filme de O Menino do Pijama Listrado), vou querer ler! Vou colocar ele na minha listinha! *-*

    ps: EU CORTEI O MEU CABELO! Vou tentar postar umas fotos dele no meu blog hoje! PASSE LÁ!

    pss: escrevi uma "carta" no meu blog um pouco sobre o que você estava se preocupando. Acho que você vai gostar, porque minha palavras não saíram negativas nem nada assim.

    Beijinhos, florzinha! *-*

    ResponderExcluir
  5. nem sei o que eu ia falar, por que VOCE ROUBOU MINHA DESPEDIDA.
    não pode fazer isso, TEM QUE TER A SUA. exijo meus direitos.

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro e acho que vou acabar chorando durante a leitura. Sinto muita curiosidade para saber pq eles vivem dentro de um quarto e até tenho algumas hipóteses, mas só lendo mesmo para saber. E ainda bem que você não contou spoilers, odeio quando fazem isso.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, conto sempre com a sua participação!