quinta-feira, 29 de março de 2012

Há algum tempo eu li - O Gênio do Crime

Continuando na linha "recordar é viver" como disse a Déh, vamos a outro livro infantil que li há muito tempo atrás... mas que é MARAVILHOSO!!
Sim, eu li o melhor livro infantil-policial, onde até Sherlock aparece, onde há uma perseguição ao contrário da qual vou me lembrar para sempre...que me faz rir só de lembrar de uma das turmas mais malucas e inteligente do Brasil!!

Confesso que não li a série toda, mas acho que se seguir o mesmo ritmo é uma das melhores do gênero.

Hoje na coluna que voltamos ao passado vou apresentá-los:

O Gênio do Crime

Ano - 1969
Autor - João Carlos Marinho
Editora - Global
Páginas - 149
Nota - 

Quando o Seu Tomé, dono da Fábrica, lançou a promoção para completar o albúm de figurinhas de futebol as crianças todas se animaram e começaram a comprar e trocar as figurinhas, afinal os prêmios eram muito bons!!
Mas as figurinhas dificeisl, fabricadas em menor quantidade, começaram a aparecer clandestinamente e muitas crianças conseguiram completar o albúm. Agora Seu Tomé não tem como pagar todos os prêmios e as crianças se revoltam tanto que quase quebram a fábrica.
Mas Pituca, Bolachão e seus amigos aceitam o desafio de descobrir os criminosos, e partem na aventura mais animada e engraçada da "turma do Gordo".
Agora eles terão que se unir à menina Berenice e ao detetive britânico que fuma cachimbo mais famoso do mundo e desvendar quem está  por detrás desse golpe.

Gente esse livro é maravilhoso, imaginem só que já tem mais de 40 anos e ainda é sucesso, já vendeu não sei quantos milhões e etc...

Para quem não conhece indico muito, tem uma doçura infantil, um humor perfeito, dosado com muita investigação e inteligência. A turma do Gordo é muito comédia, e o Gordo inteligente absurdo.



Para mim uma das melhores idéias da literatura policial/mistério:

"Cada um dava uma explicação. Bolacha só escutava, comendo suas torradas. Passou geléia na torrada quentinha e ia comer quando de repente largou a torrada e gritou:
 - Pera aí ! Tem uma idéia dançando na minha cabeça e parece boa. Ela vai volta e não consigo pegar. 
Ele começou a andar até perto do trem elétrico e voltava. Todos estavam sem saber o que fazer. Achavam que ele estava em transe. Ele pedia silêncio para poder pegar a idéia quando ela chegasse. Foram muitas tentativas. Cada amigo dava uma explicação, e era uma pior que a outra. Pituca dizia que ele era metido, para ter idéia precisava tanto carnaval ?
- Peguei ! - grita o gordo. Vamos seguir o cambista ao avesso. Todos ficaram assustados e pediram para explicar melhor. A idéia se resumia em esperar o cambista mais cedo e ver de onde ele vinha, no outro dia a mesma coisa até ver de onde ele saia, e depois do horário em que ele chegava em casa até o largo para saber onde era a sua casa e a fábrica clandestina.Todos gritaram abraçando o Bolacha e dizendo ser a melhor idéia que já tinham ouvido. Ele era o Gênio do crime ao avesso."

Fica a dica para vcs!

Abraços e boas leituras 

Gabi

9 comentários:

  1. Oi Gabi!!
    Esse livro é ótimo *__*
    Li há muuuito tempo, lá quando tinha uns 12/13 anos...
    Todos os livros com a Turma do Gordo são muito bons ^^

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi, tudo bom???

    Esse livro parece ser bem legal, não li quando criança. E me lembra uma série, Os Caras, não lembro o autor, mas tenho quase certeza que é Brasileiro. É bem nesse ritmo. Vale a pena dar uma conferida!!!

    Adorei o tema, recordar é viver!!!!!

    bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. YEEEEEEEEY! O gênio do crime, aí aí.
    Muito bom mesmo! Sem dúvida um dos melhores livros que já!
    Mas a minha cena favorita é uma lá na toca do Gordo, que tem um ventilador ou alguma coisa assim, nem lembro direito! O Gordo é demais mesmo!
    hahaha
    beijos ;*
    http://caixa-a-a.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sou doida pra ler desde pequena. Quem sabe agr não tomo vergonha na cara pra isso?

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi! :D
    Ahh, nostalgia dos meus primeiros livros. Haha' Nunca li esse, mas quando eu comecei a ler meus primeiros livros eram desse gênero. *-*
    Eu sempre achei um máximo. Haha'
    Esse parece bem legal. *-* É bom relembrar né!?

    Beijos,
    april-1993.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gosto desses posts sobre os livros que você já leu faz tempo. :)
    Quando comecei a ler, na quarta série, lia livros desse tipo; eram legais. :D

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gabi!
    Sabe quando você fica com a sensação de que já leu um livro, mas não tem certeza absoluta disso?!? Eu estou assim desde que li a sua resenha! Gente, será que eu já li? Não consigo lembrar.rs
    Estou adorando mesmo esse Recordar é Viver! Vai ter mais? Espero que sim!! \o/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Lembro de ler A turma do gordo todinha na 3 série! Como eu amava esses livros. Acredito ter alguns aqui em casa ainda. Você se lembra também da série Os karas? Também eram livros que eu lia na época.

    Beijos!

    http://stormofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse livro me lembrou dos garotos da minha rua colecionando figurinhas, aconteceu algo mais ou menos parecido rs
    Parece um livro bem legal, mas eu não li ainda ^^
    Nossa, '69? Esse livro é mais velho que minha mãe kkk
    Beijos Gabi

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, conto sempre com a sua participação!