quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Divergente

Bom dia!!

Vamos para mais uma Resenha da Irmandade das Seis, no mês de Setembro lemos:



Título Original: Divergent
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2012
Páginas: 502
Nota: 33333

Em uma Chicago futurista a população se dividiu em 05 facções que representam as virtudes principais da sociedade: Abnegação, Amizade, Franqueza, Erudiçaõ e Audácia.

"Aqueles que culpavam a agressividade formaram a Amizade. Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição. Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza. Os que culpavam o egoísmo formaram a Abnegação. E os que culpavam a covardia formaram a Audácia."

Todos os anos os jovens que completam 16 anos devem fazer um teste e em seguida decidir qual será sua facção definitiva. Eles podem permanecer com suas famílias na facção de origem ou se mudarem para uma nova facção
Beatrice cresceu com sua família na abnegação e cercada por pessoas que colocam os outros como prioridade ela percebe que não é tão abnegada como deveria ser. Quando seu teste de aptidão relata um erro ela se descobre Divergente, pode escolher entre 3 facções possíveis. Mas por algum motivo que ela ainda não sabe ser Divergente pode ser perigoso e ela não pode contar para ninguém.

No dia da escolha Beatrice surpreende a si mesma escolhendo uma facção diferente da sua: Audácia.
Agora na nova facção ela adota o nome de Tris, decidida a começar do zero e a descobrir a si mesma ela começa um treinamento pesado que irá molda-la para as lutas que ela nem sabe que irá travar.
Ao seu lado amigos novos, inimigos perigosos e uma paixão surpreendente por um jovem de apelido Quatro que esconde tantos segredos quanto ela mesma.

As escolhas e decisões de Tris irão decidir não só sua vida, mas de toda sua sociedade.

O livro foi supreendentemente bom. Adorei a forma como a autora foi inserindo o ambiente daquela sociedade e a forma com que tudo foi explicado foi bem natural, vamos descobrindo mais com a própria Tris já que ela também não sabe muito sobre as facções, sobre a política envolvida e até sobre ela mesma.
O Quatro é definitivamente o melhor personagem, irônico, perigoso e delicado na proporção certa. Protetor com os seus e acima de tudo, não se deixa influenciar pelos que o cercam... mesmo que isso traga consequências para ele.
Achei bacana também o peso dos personagens secundários, percebo a Tris com uma certa inocência mesmo do que a cerca, ela de fato NÃO CONHECE aquela sociedade, pelo ambiente em que foi criada, e portanto os personagens secundários foram fundamentais para a história e autora reconhece isso ao integrá-los à narração central e não deixar que fiquem de lado a história toda.

O gênero de distopia é um gênero que aprendi a gostar muito, as críticas veladas à nossa própria sociedade são tão fundamentais para esse estilo e importantes porque espero que alguns desses jovens que começam a ler pelo romance e pelas revoluções entendam as informações que estão abaixo da superfície, e a forma com que isso nos afeta.

Não entendo o porque de ficarem associando e comparando Jogos Vorazes à Divergente, o que têm em comum é o fato de serem ambientes distópicos, e só. Então não entre nessa de comparar a Tris com a Katniss porque não vai rolar. São histórias diferentes, em ambientes diferentes e portanto são personagens diferentes.

é claro que não iam perder a chance de fazer um filme desse livro né?
Então para os que assim como eu já estão ansiosos para isso deem uma olhada no trailler aqui abaixo.



E se quiserem conferir a opinião das outras irmãs confiram em seus blogs:

- Cecília Visconti, do All The Words.
- Nina, do O Mundo Colorido da Nina.
- Gabriela Lopes, do Sonhos & Aventuras./você está nele/
- Carolina Santana, do Caixa-A-A.
- Rachel Lima, do Corujando.


O ganhador do livro nesse mês foi o Alexandre, em breve a irmã encarregada do livro desse mês irá entrar em contato. Parabéns.

Pessoal para encerrar a grande postagem encerro dizendo que essa vai ser a última postagem relacionada com a Irmandade das Seis. Estou me retirando do projeto por falta de tempo e algumas situações pessoais mesmo. Foi um prazer fazer parte desse projeto tão lindo e fofo que foi elaborado com tanto carinho. Espero que mais atitudes como essa surjam na blogosfera pois acima de sermos blogueiras somos leitores!!

"Os seres humanos, de uma maneira geral, não conseguem ser bons por muito tempo antes que o mal penetre novamente entre ns e nos envenene"

Sejam felizes e leiam sempre!!

2 comentários:

  1. Oi, Gabi!
    E aí, tudo bem? =)
    Ainda não li Divergente, mas pretendo fazer isso antes do lançamento do filme. Estou louca para conhecer o Quatro, já vi todo mundo fazendo ótimos comentários sobre ele.rs
    Poxa, você também saiu da Irmandade? O projeto com as meninas é maravilhoso mesmo, mas infelizmente acaba tomando muito tempo apesar de ser apenas um livro por mês.
    Espero ver mais resenhas suas por aqui! Senti saudades de visitar o seu blog. ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déh!!
      Menina que saudades de vc por aqui!! Acho que vc vai gostar do livro e AMAR o Quatro, ele é um fofo!! Pois é, infelizmente sai, o tempo tá muito corrido nÉ? Mas o projeto realmente é ótimo, talvez mais para frente a gente retome algo parecido!!
      Obrigada por voltar aqui!

      Bjinhos
      Gabi

      Excluir

Obrigada por comentar, conto sempre com a sua participação!